top of page

Nossos Projetos

PROJETO EDUCAÇÃO: CAMINHANDO COM A EDUCAÇÃO

 

O Projeto Caminhando com a Educação está voltado para uma Educação Informal, buscando colaborar para minimizar a defasagem e as consequências das desigualdades de uma educação deficitária nas classes econômicas de baixa renda, como na comunidade do Capão Redondo. O projeto acompanha o ano letivo no contraturno escolar e é dividido em 03 pilares que se entrelaçam:

 

  • Primeiro: Compreender os obstáculos que dificultam as aprendizagens;

  • Segundo: O panorama dos funcionamentos das aulas com oficinas, utilizando métodos que facilitam a aprendizagem.

  • Terceiro: Acompanhar o desenvolvimento da criança, dentro da comunidade escolar.

 

A estrutura do projeto está baseada na Agenda 2030 da ONU, assegurar a educação inclusiva equitativa e de qualidade, promover e formar diferentes métodos de aprendizagens, criando oportunidades de aprendizados ao longo da vida para todos.

O principal objetivo da educação não formal, é ser mais efetiva promover os valores essenciais para a formação de cidadãos protagonista da sua própria história de vida.

O Projeto Caminhando com a Educação é voltado para formação social dos educandos, contribuindo para conciliar as ações educativas com a realidade vivida.

A educação não formal corresponde as iniciativas, fora do sistema de ensino e busca auxiliar a criança e o adolescentes a compreenderem as disciplinas, ampliando os conhecimentos e busca evitar a evasão escolar.

O projeto caminhando com a Escola tem viabilizado benefícios para a vida pessoal buscando entender as dificuldades individuais buscando assim fortalecer o conhecimento escolar. É um dos projetos mais procurados pelas famílias.

 

Objetivo geral: por que é importante?

A educação é um dos caminhos mais eficazes para transformar o cidadão, a comunidade, o país. Para a sociedade o desenvolvimento global do ser humano, faz com que ele, tenha atitudes positivas e responsáveis afastando-o do crime e da violência.

 

Responsáveis: Sonia Suzi Silva Lara/Douglas Ferreira da Silva

 

Resultados: Ao longo dos anos temos acompanhado jovens que saíram da linha da pobreza, de vivências das margens dos córregos e hoje são profissionais competentes.

 

Ações de impacto: Aulas ministradas de segunda-feira as sextas-feiras, no contraturno escolar, distribuindo os espaços de acordo com a faixa etária e a individualidade.

 

Conexão: Com a escola, as famílias e a comunidade trabalhando em equipe.

 

Público impactado: Crianças e adolescentes

 

Horário:

Segundas às Sextas-Feiras das 8:00 às 10:00 e das 13:00 às 15:00 hs

Faixa Etária: 06 a 14 anos

 

Participantes:

  • Segundas –feiras e Sextas-feiras manhã: 38 alunos

  • Segundas –feiras e Sextas-feiras tarde: 43 alunos

PROJETO TEATRO: PROJETO CINDERELA, COSTURE O SEU VESTIDO E VEM SONHAR

Teatro: “ Grupo de Teatro Canto Redondo”

A arte e o teatro têm como objetivo integrar, socializar ideias e divertir.

O teatro desenvolve a parte intuitiva e racional o conhecimento de si mesmo e do mundo que o cerca. Estimula habilidades assim como lidar com medos, frustrações, expressando seus desejos nas atividades que são desenvolvidas; além disso, estimula construir valores viabilizando para que o ator seja o autor da sua própria história de vida.

Temos apresentações na rua de danças festivas e peças infantis apresentadas dentro do espaço.

O teatro tem sido uma grande ferramenta de exposições de ideias, para resolver conflitos familiares e a fazer do diálogo um caminho para conter a violência nas suas diversas manifestações.

 

Responsável: Edivaldo Quirino

 

Horário:

Segundas-Feiras e Terças-Feiras das 19:00 às 21:00 hs

Faixa Etária: 08 a 57

 

Participantes:

  • Segundas-feiras: 20 alunos de 13 a 57 anos em aberto

  • Terças-Feiras: 10 alunos 8 a 12 em aberto

 

PROJETO CAPOEIRA: ARTE, RÍTMO & CIDADANIA

 

A capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, uma prática que une o esporte e a arte, expressão artística que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade.

 

A atividade aproxima e ensina valores, disciplina, estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, ajuda a liberar o estresse, a concentração, o respeito e o trabalho em equipe.

 

Numa sociedade cada vez mais virtual a capoeira ensina aos seus participantes, a liberar a timidez, acalmar os mais exaltados, ajudando-os a compreenderem seu papel e sua responsabilidade de atuar, exercendo seu papel de cidadão na comunidade em que está inserido.

 

Teatro: Canto Redondo

 

Responsável: Edivaldo Quirino

 

Horário:

Segundas-Feiras e Terças-Feiras das 19:00 às 21:00 hs

Faixa Etária: 08 a 57

 

Participantes:

  • Segundas-feiras: 20 alunos de 13 a 57 anos em aberto

  • Terças-Feiras: 10 alunos 8 a 12 em aberto

 

PROJETO ESPORTE: FUTEBOL

 

O futebol é considerado um instrumento de relacionamento social muito importante, que influência a sociedade, abraça vários elementos subjetivos inerentes aos seres humanos, a paixão, emoção, empolgação, expectativa e frustação.

 

Importante na compreensão de valores como empatia, respeito e o senso de coletividade, essenciais para o desenvolvimento da mente e do corpo a para o desenvolvimento pessoal.

 

O futebol como esporte dentro do Instituto auxilia a mediar conflitos, tirando-os da rua, ferramenta essencial para valorizar a vida.

 

Responsável: Douglas Ferreira da Silva (Oficineiro)

 

Horário:

Quartas-Feiras 8:00 às 10:30 e Sextas-Feiras das 13:30 às 15:00 hs

Faixa Etária: 07 aos 12 anos

 

Participantes:

Quartas-feiras: 15 Crianças/adolescentes.

Sextas-Feiras: 15 Crianças/adolescentes.

 

PROJETO ALEGRIA ALEGRIA

 

O brincar auxilia na formação, socialização e desenvolve as habilidades físicas, afetivas e emocionais enquanto exploram elas se desenvolvem.

 

No brincar as crianças constroem, pensam, sentem, movimentam-se e se reinventam e criam regras e se socializam.

 

As crianças estão ingressando muito cedo no mundo virtual e conforme alegam alguns estudiosos, isso é muito prejudicial na infância.

 

Dentro do Instituto o brincar é visto como coisa séria, com respeito. São criados espaços, brincadeiras, jogos e materiais diversificados.

 

Preparando a criança para assumir uma vida responsável com respeito, com espirito de compreensão paz e tolerância.

 

Responsável: Mariana Rosa Nascimento (Oficineira)

 

Horário:

Segundas às Sextas-Feiras das 8:00 às 11:00 e das 13:00 às 15:00 hs

Faixa Etária: 04 a 5 anos

 

Participantes:

Segundas –feiras e sextas-feiras: 16 crianças.

bottom of page