educação
PROJETO
CAMINHANDO JUNTO COM A ESCOLA
-
O público
Os usuários, são crianças em idade escolar (entre 7 e 11 anos e 11 meses), moradores do bairro do Capão Redondo, cujas famílias são de baixa renda, encontrando-se expostos a situação de risco pessoal e social, sujeitos a todo tipo de violência e marginalidade.
-
Metas de Atendimento
Crianças em idade escolar ( 7 anos a 11 anos e 11 meses)
-
Horário e Local de Funcionamento
Na sede do Instituto Canto de Luz à Rua Catarina Mauad, 269, Jardim das Palmeiras - Capão Redondo, de segunda à sexta-feira, exceto feriados,nos períodos da manhã ou tarde, obedecendo as necessidades.
-
Requisitos para participação
Os cursos serão abertos a crianças de 7 a 11 anos e 11 meses matriculadas na Instituição mediante a apresentação da seguinte documentação:
-
Registro de Nascimento.
-
2 fotos 3X4.
-
Caderneta de Vacinação.
1. Gerais
Este projeto tem como objetivo, propiciar uma atitude positiva frente ao conhecimento e a vontade de aprender e garantindo o acesso das crianças e adolescentes à recreação e educação (conforme o artigo 54- 1 ao 5 do ECA- Estatuto da criança e do adolescentes).Incentivar o desenvolvimento da autonomia, responsabilidade, cooperação, auto-estima, espirito crítico,
criatividade, valores e atitudes, melhoraria na qualidade de vida aprendizagem quanto tomada de decisões. Estabelecendo vínculos afetivos e de troca, fortalecendo a auto-estima e ampliando gradativamente as possibilidades de comunicação e interação social.
2. Específicos
-
Desenvolver a habilidade da escrita, da auto-expressão e de conceitos matemáticos.
-
Despertar a curiosidade das crianças sobre a sua própria história, a história do pais e do mundo.
-
Organizar excursões e passeios, explorando os aspectos históricos e geográficos da região.
-
Dar noções básicas de saúde e higiene, reciclagem de lixo, participação social e política, etc.
-
Incentivar o contato com a natureza, plantas e animais, criando uma consciência de preservação do meio-ambiente.
-
Oferecer oportunidades variadas que desafiem o raciocínio e permitam à criança elaborar hipóteses, a fim de que tenha sua própria percepção do mundo e construa sua identidade, fortalecendo sua auto-estima.
-
Dar acesso a um universo cultural amplo, rico, estimulante e diversificado, respeitando a diversidade de expressões culturais existentes na sociedade.
-
Considerar o brincar como uma forma privilegiada de aprender, envolvendo criativamente a criança no processo educativo.
-
Combinar a atuação educativa de grupos às necessidades das crianças.
A organização dos conteúdos visa desenvolver a identidade e autonomia das crianças, através dos processos de aprendizagem escolar, lazer e socialização, abrangendo os múltiplos espaços de elaboração de conhecimentos e de diferentes linguagens. Estabelecendo valores
como solidariedade, amizade, respeito, cidadania, higiene, orientação sexual, saúde, hábitos de alimentação, respeito à familia, escola e sociedade. Para isso, o Projeto Caminhando com a Escola
obedecerá à legislação Oficial do Estado (PCN) e os Programas Pedagógicos das escolas freqüentadas pelas crianças, destacando-se os seguintes eixos:
Língua Portuguesa, Escrita,Leitura, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Artes, Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Educação Física.
a) Culinária: preparar o lanche - fazer suco, sanduíche.
b) Trabalhos manuais: recortar, colar e montar.
c) Artes: desenho, pintura, escultura (modelagem com massinha), utilização de cores, visita a museus pintura, escultura, desenho, colagem, teatro, música, canto, composição, instrumentos (violão, guitarra, gaita), dança (clássica, samba, bolero), dobraduras, fotografia.
d) Meio-ambiente: jardinagem - plantar, regar e cuidar das plantas; fauna - observar e cuidar de animais: gato, cachorro, passarinho; observação da paisagem.
e) Esportes: Capoeira, fotebol, vôlei, basquete, campeonatos, gincanas. O Recreação: noção de espaço, engatinhar, andar, coffer, pular, assistir filmes e ouvir histórias, colecionar álbum de figurinhas, excursões.
g) Jogos e brincadeiras: brincadeiras de roda, mercado, de encaixe, esconde-esconde, pega-pega, de roda, faz de conta, trava línguas, palavras cruzadas, forca, bingo, imitação de gestos, espelho, mímica, blocos de madeira, lego, contagem e identificação de números,
comparação de tamanho e peso, identificação de formas, trilha, dominó, cartas, botão, xadrez, dama, pebolim, ping-pong, boliche, palavras cruzadas e jogo da memória.
h) Música e Movimento: explorar gestos e ritmos corporais, ouvir e discriminar sons, ouvir e aprender canções, ouvir e manipular instrumentos musicais, danças, cantigas e festas folclóricas (festas juninas, aniversários, natal, dia das mães).
i) Saúde e higiene
Este projeto tem por finalidade desenvolver o educando: física, emocional, social, intelectual e psicologicamente, para que ele tenha uma atitude positiva e responsável frente à vida, utilizando-se as seguintes estratégias:
-
Formação de grupos, combinando a atuação educativa às necessidades de cada criança.
-
Manter uma Biblioteca, para desenvolver a leitura
-
Incentivar o trabalho de pesquisa.
-
Estimular o trabalho de oficinas pedagógicas.
-
Oficina de Artes: aulas de desenho, pintura, escultura, fotografia, dobradura; visita a museus e exposições de arte.
-
Oficina de teatro: ir ao teatro, participar de representações teatrais, produção de cenários, figurinos etc.
-
Oficina de música: aulas de canto (aprender cantigas infantis); instrumental (contato com instrumentos musicais de brinquedo que poderão ser manipulados, explorados e experimentados).
-
Aulas de violão e gaita.
-
Oficina de dança: danças folclóricas, danças de salão, balé, etc.
-
Oficina de Preservação ao Meio-Ambiente:
-
Jardinagem: plantar, regar e cuidar de plantas
-
Coleta de lixo
-
Cuidar dos animais
-
-
Oficinas de recreação: jogos e brincadeiras infantis para desenvolver os aspectos cognitivos, emocionais e psicológicos da criança. Utilizar jogos, bingos, gincanas, brincadeiras, etc.
-
Oficina de culinária para preparar o lanche (suco e sanduíche).
-
Oficinas esportivas de estimulação motora, desenvolvendo os movimentos corporais, habilidades de cada criança, estimulando a percepção corporal, fortalecendo os músculos, com a finalidade de desenvolver habilidades fisicas, motoras, o intelecto e as emoções das crianças.
Oficinas culturais:formação de grupos de leitura de histórias e parlendas; concurso de poesias e contos, excursões etc. -
Workshops, seminarios e palestras com profissionais especializados: médicos, pedagogos, psicólogos, etc.
-
Festas folclóricas e comemorativas de datas especiais.